Bilinguismo
Conhecimento, curiosidades e muito mais
O bilinguismo causa atraso na linguagem?
FALSO. Enquanto o vocabulário de uma criança bilíngue em cada idioma individual pode ser menor do que a média, seu vocabulário total (de ambos os idiomas) terá pelo menos o mesmo tamanho de uma criança monolíngue. Crianças bilíngues podem dizer suas primeiras palavras um pouco mais tarde do que crianças monolíngues, mas ainda dentro da faixa etária normal (entre 8 e 15 meses).
E quando as crianças bilíngues começam a produzir frases curtas, elas desenvolvem a gramática ao longo dos mesmos padrões e prazos que as crianças que aprendem uma língua. O bilinguismo em si não causa atraso de linguagem. Uma criança bilíngue que está demonstrando atrasos significativos em marcos de linguagem pode ter um distúrbio de linguagem e deve ser visto por um fonoaudiólogo.
Alguns benefícios do bilinguismo
As crianças bilíngues são mais capazes de concentrar sua atenção em informações relevantes e ignorar as distrações Indivíduos bilíngues demonstraram ser mais criativos e melhores no planejamento e solução de problemas complexos do que os monolíngues.
Os efeitos do envelhecimento no cérebro diminuem entre adultos bilíngues.
Em um estudo, o início da demência foi atrasado em 4 anos em bilíngues em comparação com monolíngues com demência.
Indivíduos bilíngues têm maior acesso a pessoas e recursos.
As vantagens cognitivas do bilinguismo (por exemplo, maior atenção, resolução de problemas, etc.) parecem estar relacionadas